Educação formal e não formal: percursos e impactos

Tema 7. Mesa Redonda EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO FORMAL: PERCURSOS E IMPACTOS
Coordenador: Maria Antónia Barreto, CEA / ISTE-UTL e IPL

Em Moçambique tem vindo a ser atribuída à Educação múltiplas funções no sentido da promoção do Desenvolvimento e da redução da pobreza. A partir de 1995 a política nacional de educação tem-se traduzido em sucessivos planos quinquenais que definem os princípios orientadores da ação, nomeadamente na organização e funcionamento dos vários níveis de ensino, na formação de professores e na produção e disponibilização de recursos e equipamentos. As analises estatísticas evidenciam um largo aumento no acesso ao sistema mas chamam também a atenção para a necessidade da melhoria da sua qualidade e para a insuficiência de resultados no que diz respeito ao cumprimento dos objetivos definidos na lei de bases. Que constrangimentos se colocam ao desenvolvimento de um sistema de ensino de qualidade? Como tem vindo a ser implementadas as opções estruturantes da política de ensino? Apos a liberalização politica o sistema de ensino tem vindo a ser implementado por múltiplos atores: que relações estabelecem com o Estado no exercício dessa atividade? Que supervisão o Estado moçambicano tem sobre essa intervenção?

Mas a complexidade dos sistemas educativos reside em parte na sua interligação com outros sistemas. A educação não formal constitui uma dimensão do desenvolvimento e uma poderosa aliada na promoção do sucesso educativo .Que interligação tem vindo a ser assumida? Quais os pontos em comum? Educação formal e informal constitui eixos complementares num processo que se pretende promotor da Identidade e do Desenvolvimento. Nesta mesa redonda visa-se debater os sentidos evolutivos desse processo.

PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: POTENCIALIDADES E CONSTRANGIMENTOS
Maria Antónia Barreto
CEA – Centro de Estudos Africanos. ISCTE-IUL
Instituto Politécnico de Leiria
Resumo (download pdf)

O SUBSISTEMA DO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM MOÇAMBIQUE E A VIRAGEM DO SÉCULO
Ana Paula Pinto
CEA – Centro de Estudos Africanos. ISCTE-IUL
Resumo (download pdf)

A ACTUAÇÃO DAS COMUNIDADES ISLÂMICAS NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DAS POPULAÇÕES DO NORTE DE MOÇAMBIQUE
Maria João Pinto
CEA – Centro de Estudos Africanos. ISCTE-IUL
Resumo (download pdf)

O CONTRIBUTO DO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM MOÇAMBIQUE E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
Carlos Martins
CEA – Centro de Estudos Africanos. ISCTE-IUL
Resumo (download pdf)

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